Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MTA 98-364 - Conceitos de Banco de Dados Relacional

Olá,

Hoje vamos falar de Banco de Dados Relacionais, a necessidade do uso de um SGBD e como são definidas as relações entre as tabelas do Banco de Dados.

Um banco de dados é semelhante a um ficheiro de dados em que se trata de um local de armazenamento para dados. O banco de dados relacional trata-se de um banco de dados complexo, cuja estrutura é composta por várias tabelas inter-relacionadas. Embora exista muitas maneiras diferentes de organizar os dados em banco de dados, banco de dados relacionais são uma das mais eficazes. No banco de dados relacionais o processo de organização dos dados de forma eficaz é conhecido como normalização, mas este é um assunto que trataremos em outro post.

Um banco de dados não apresenta a informação diretamente para o usuário, o usuário executa um aplicativo que acessa os dados e o apresenta em um formato compreensível. O aplicativo responsável por essa apresentação é o DBMS ou SGBD (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) ele é responsável pela aplicação da estrutura de um banco de dados incluindo:

- Manter as relações entre os dados no Banco de Dados;

- Garantir que os dados são armazenados corretamente e que as regras que definem relações de dados não sejam violadas;

- Recuperação de todos os dados para um ponto de consistência no caso de falhas do sistema;

É através dele que se cria, manipula e extrai dados do banco de dados.

Relacionamentos são descritos através da cardinalidade que indica como as instâncias das entidades se relacionam, os tipos de relacionamento são:


  • Um-para-Um (1:1) : Uma instância em "A" está associada com no máximo uma instância em "B" e vice-versa;
  • Um-para-Muitos (1:n) : Uma instância em "A" está associada a qualquer número de instâncias em "B" e uma instância em "B" todavia, pode estar associada a no máximo uma estância em "A";
  • Muitos-para-Muitos (n:n) : Uma instância em "A" está associada a qualquer número de instâncias em "B" e vice-versa.

Fonte: Microsoft
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa174501

Saber Digital: Revista Eletrônica do CESVA, Valença, v. 1, n. 1, p. 33-69, mar./ago. 2008




Nenhum comentário:

Postar um comentário