Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MTA 98-364 - Tipos de linguagem

Olá,

Hoje o tema são as linguagens SQL e T-SQL, DML, DDL:

SQL (Structured Query Language)

A SQL é uma linguagem que se apoia no modelo de banco de dados relacional, esta linguagem foi desenvolvida pela IBM no início da década de 70 e posteriormente foi adotada como linguagem padrão pela ANSI (American National Standard Institute) e pela ISO (International Organization for Standardization), em 1986 e 1987 respectivamente. É usada para consultar, atualizar e gerenciar banco de dados relacionais.

T-SQL (Transact-SQL)

A linguagem SQL é muito poderosa, mas só com ela não se pode construir uma aplicação por completo, pois a SQL não possui comandos para a construção de programas. Sendo assim, as empresas que produzem gerenciadores de banco de dados e que utilizam a linguagem padrão SQL precisaram desenvolver uma outra linguagem que contivesse, além da SQL, comandos de uma linguagem de programação. A Microsoft criou a linguagem Transact-SQL com esse objetivo, ela contém a linguagem SQL e os comandos de uma linguagem procedural.

DML (Data Manipulation Language) ou (Linguagem de Manipulação de Dados)

É utilizada para inserir, atualizar e excluir dados além de consultar um banco de dados, outros comandos que também fazem parte dessa linguagem são Truncate, Backup e restore.

SELECT Consulta dados em um banco de dados.
INSERT Insere dados em uma tabela.
UPDATE Atualiza dados em uma tabela.
DELETE Remove dados em uma tabela.

DDL (Data Definition Language) ou (Linguagem de Definição de Dados)

É usada para criar, alterar ou remover banco de dados relacionais, entidades (tabelas), atributos (campos) e outros objetos (por exemplo views e stored procedures).

CREATE Adiciona banco de dados ou objetos.
ALTER Modifica banco de dados ou objetos.
DROP Remove banco de dados ou objetos.

No próximo post escreverei sobre a criação de objetos de banco de dados.

Abraços e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário