Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MTA 98-364 - Tipos de Dados

Olá,

Após aprovação na prova, retornarei os posts sobre os itens da prova como auxilio no estudo de quem quer se preparar para a mesma.

Hoje falarei sobre os diversos tipos de dados existentes no SQL Server. Cada elemento, como uma coluna, uma variável ou uma expressão possui um tipo de dado. O tipo de dado especifica o tipo de valor que o objeto pode armazenar, como numéros inteiros, texto, data e hora, etc.

Existem diversas categorias de tipos de dados no SQL Server conforme segue abaixo:

  • Numéricos exatos
Inteiros
bigint (8 bytes)
int (4 bytes)
smallint (2 bytes)
tinyint (1 byte)
 
Bit
bit (1 byte) - Valor de número inteiro com valor 0 ou valor 1

Decimal
decimal (<T>,<D>)
numeric (<T>,<D>)

Obs: <T> é a quantidade máxima de algarismos que o número pode ter.
        <D> é a quantidade de casas decimais que o número pode ter.
  • Numéricos aproximados
float
real

  • Data e Hora
datetime (8 bytes)
smalldatetime (4 bytes)
time (4 bytes)
date (4 bytes)

  • Strings de caracteres
char(<n>)
varchar(<n>)

Obs: <n> é a quantidade máxima de caracteres a serem armazenados.

  • Strings binárias
binary (<n>)
varbinary (<n>)

Bom, esses são alguns tipos de dados do SQL Server, no próximo post falarei sobre a criação de tabelas usando a linguagem SQL.

Abraços e até breve!

7 comentários:

  1. Olá, teria algum material de estudo para indicar, quero começar a estudar para MTA 98-364 também. Muito obrigado e parabéns pelo blog está realmente bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Diego, tenho um material que peguei na internet e estudei por outras apostilas que tenho aqui comigo do curso que fiz em são paulo, me manda um e-mail para gontijo.roger@gmail.com que te passo essa apostila da internet.

      Obrigado pelo contato, em breve postarei mais tópicos no blog.

      Abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Roger bom dia, estou interessado em fazer a prova. Vou te enviar um email solicitando o material, você pode me enviar ?

    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Posso sim, é só me enviar o e-mail.
      Obrigado pelo contato.

      Excluir
  4. Boa noite roger, legal o artigo eu tbm farei a prova , vc poderia me passar a apostila tbm ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Samilla, obrigado pelo contato, me desculpe pela demora em responder, estou muito atarefado e sem tempo de atualizar o blog, se ainda precisar de ajuda me mande um e-mail que terei o maior prazer em te ajudar. Abraço!

      Excluir